Descrição
Em Jacareí, o primeiro registro imobiliário ocorreu em 14 de maio de 1866, dois anos após a criação dos Cartórios de Registros de Imóveis por Lei do Imperador Dom Pedro II. Naquela época a Comarca de Jacareí abrangia também as atuais cidades de São José dos Campos, Santa Branca, Santa Isabel e Mogi das Cruzes. Desde sua criação, 15 Oficiais Registradores estiveram à frente do Cartório. O primeiro foi José Leme da Silva Ramalho (1866/1879). Já no século XX, a partir de 1921 e durante 36 anos, a família Azevedo Chaves esteve no comando, primeiramente com José Rodrigues (Juca Azevedo).
Em agosto de 1958, José Pereira de Andrade (Jucão), vindo de Botucatu, assumiu o Cartório. Aposentado em 1984, seu filho Dr. Edson de Oliveira Andrade, graduado pela Faculdade de Direito do Vale do Paraíba, foi promovido ao cargo de Oficial Delegado por Decreto do Governador do Estado de São Paulo.
O Cartório esteve instalado desde 1926 em parte da residência do Oficial Registrador, no Largo do Rosário n° 1. Neste local foi erguido no início da década de 1970 o edifício Juca Azevedo, atual Pioneiro, primeiro arranha-céu da cidade.
Em setembro de 1965, o cartório mudou-se para o recém construído edifício do Fórum e no ano de 1985 transferiu-se para um prédio na Rua Quinze de Novembro, ampliado em 2009. Totalmente informatizado, o Cartório tem todos os livros antigos microfilmados (1866/1975) e os filmes processados em três cópias mantidas em lugares distintos, de modo a garantir a segurança e integralidade das informações.
Nota: Anúncio de Utilidade Pública, sem custos
Camila
Ótimo atendimento.